Polska

Se um dia me perguntassem qual o país que gostaria de visitar, não seria certamente a Polónia.
Polónia para mim era apenas a terra do Papa João Paulo II ou do Lech Waleza. Ou do país cuja capital dava o nome a uma organização de Defesa dos antigos países comunistas, o Pacto de Varsóvia.
Quando aceitei ir trabalhar para Gliwice, nunca imaginei que estava a entrar no conhecimento de uma nova realidade, uma nova forma de ver a vida.
O sol a nascer às 4:30 da manhã no Verão e de inverno às 3:00 PM já era completamente de noite.
A 1ª mensagem que me transmitiram foi, miúdas e gajos que são armários e que bebem muito. E frio, muito frio.
Em termos empresariais, o polaco ainda estava ligado muito à burocracia do período antes da queda do muro de Berlim.Carimbo, para cá, carimbo para lá. Mais importante que a assinatura. Cheques ? Não existem.Atrasas-te 1 dia num pagamento e lá vem a factura de juros de mora imediatamente.
Carteis criados na venda de materiais. Todas as regiões tinham sub-grupos de fornecedores que controlavam as vendas, disparando os preços de venda no mercado.
Quando lá estive, a Polónia era um país em obras, talvez como Portugal no pós adesão à CEE. Para fazeres uma viagem de 600 Km demoravas 1 dia inteiro com paragens várias.
Muitos postos de controlo de velocidade fixos ao qual era preciso ter cuidado senão, lá vinha a multa.
Pode parecer contraproducente, mas o limite de tx de alcool nas estradas polacas é de 0,2 g !
O pior é quando vais para o interior e entras num restaurante em que não sabem falar inglês. Pedido à sorte, e tantas vezes que me arrependi....
Na Polónia quase não há praias, (só um pedacito a norte), por isso no Verão o pessoal vai todo a banhos nos largos no interior do país. Minha rica Barragem de Montargil com aquela gente toda !
No Inverno, são as estâncias da neve. É outro mundo comparado com Portugal :
 -Zacopane
- Wisła
- Szczyrk.
Em termos de dimensão do país, não tem nada a ver com o nosso. Qualquer cidade do interior bate o Porto em termos de tamanho e população. É impressionante. Para quem queira beber uma cervejinha, isso então é em grande :
-Zywiec
- Warca
- Lech
- Tyskie 
Por mim pode ser por esta ordem.
Para visitar é Cracóvia. Esqueçam Varsóvia, Cracóvia dá 10/0 como capital do império do antigamente.
Aliás basta ver o filme, "O Pianista" para perceber que pós 1945 tudo foi destruído e portanto não há nada para ver de História em Varsóvia.  
Auswich é local obrigatório a visitar por razões óbvías. Medonho !

Por fim deixo-vos uma foto tirada numa torre que é fronteira de 3 países !Polónia, República Checa e Eslováquia ! Não é difícil o telemóvel baralhar-se com o Roming!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A alteração do triângulo desportivo em Portugal

Bata - Guiné Equatorial

Festas de Ponte de Sor