O desenvolvimento de Ponte de Sor - Aspectos positivos e danos colaterais
- A Ponte que dá o nome à terra está arranjada e alargada.
- A Câmara passou para o Largo da Feira.
- O Largo da Feira passou a Jardim.
- A Feira passou a ter um espaço próprio.
- Foi criada uma nova zona habitacional / desportiva onde existiam hortas.
- O Campo do Matuzarense acabou, mas surgiu um Estádio com bancadas e pista de tartan e até um campo secundários de treinos com relva sintética.
- Novas piscinas cobertas e descobertas.
- Continente, Intermarché, Lidl, Pingo Doce.
- Pavilhão Municipal ao nível dos melhores do país e até um 2º pavilhão para dar resposta a tanta actividade dos jovens.
- Montargil com Hotel de 5 estrelas.
- Galveias com piscinas e zona lúdica espantosa.
- Zona industrial cresceu exponencialmente.
- Criado um aeródromo que alberga a Protecção Civil (Sede da Região centro), construção de aeronaves, de drones e outros componentes com tecnologia aero-espacial
- O aeródromo alberga igualmente um campus universitário com cursos de aviação, que trouxe para Ponte de Sor um sem numero de jovens para estudar, dando uma nova dinâmica a uma cidade que à bem pouco tempo era mais calma e mais pacata.
Obviamente que nem tudo é positivo.
A crise levou a Delphi deixando centenas de pessoas no desemprego.
A especulação imobiliária disparou .
Alguns dos novos "vizinhos" trouxeram maus vícios incomodando os que já cá estavam.
Sinal disto é o mediático caso dos jovens Iraquianos que espancaram um jovem local, sem que as circunstâncias tenham ficado totalmente esclarecidas.
A verdade é que numa pacata terra do Alentejo foi criada uma crise diplomática entre 2 países pelo facto dos infractores não abdicarem da imunidade diplomática.
Outras coisas que surpreenderiam o meu avô seria o surgimento da internet e o Eléctrico de Ponte de Sor na 1ª Liga de Basquetebol. Como é possivel ?
Da minha parte não sendo contra o desenvolvimento, tenho algum saudosismo dos tempos em que ia dar uma volta com o meu pai e ele cumprimentava toda a gente pois conhecia-os dos tempos de infância, ou porque era filho de "fulano tal".
Para o futuro, espero que Ponte de Sor não se perca e que não se torne "madrasta para os seus" como sempre se disse ao longo dos tempos.
Comentários
Enviar um comentário